







Um aluno do Pólo de Convivência do Acaracuzinho é vice-campeão Brasileiro de Karatê Interestilos em competição realizada, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Cícero Holanda Cavalcante Júnior, 18 anos, conquistou a medalha de prata na categoria adulto com até 70 quilos, disputando com outros 30 atletas de diversos estados do país. Com a premiação, Cícero foi convidado a fazer parte da seleção cearense de Karatê Interestilos e obteve classificação para o Norte-Nordeste, em Natal, e o próximo Brasileiro, que será na Paraíba. As competições ainda não têm datas confirmadas. Assim como Cícero, outros alunos dedicam-se à prática esportiva como fator de inclusão social. Toda semana, no Pólo do Acaracuzinho, cerca de 150 crianças reúnem-se na oficina de karatê. A modalidade esportiva é uma das atividades oferecidas como complemento socioeducativo da jornada escolar.
Terça-feira, 18, os 135 alunos do Condomínio Digital de Maracanaú participaram da solenidade de término do curso, que aconteceu no Centro Cultural Dorian Sampaio. Depois de 8 meses entre aulas sobre administração, informática e relações interpessoais, eles receberam os certificados e apresentaram um dos projetos mais eficazes na oferta do primeiro emprego, para jovens entre 16 e 24 anos. Entre 2005 e novembro de 2008, cerca de 70% dos ingressos no programa conseguiram empregar-se no mercado formal de trabalho, tanto em Maracanaú como em outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a coordenadora do Condomínio Digital na cidade, Nárlia Gomes de Matos, os números da inserção superam as projeções, sempre previstas entre 60% de inclusão dos participantes no mercado. Na turma concludente, 68% já estão empregados.

A partir do dia 24 de novembro, os estudantes de Maracanaú que já contam com a meia passagem intermunicipal poderão utilizar a mesma carteira nas linhas de ônibus e transporte alternativo do Município. Para obter esse direito, conforme nova lei municipal, os estudantes terão que se dirigir à Secretaria de Juventude, na Avenida III, 188 - Jereissati, para selar suas carteiras. Esse procedimento, entretanto, não será necessário para quem solicitar um novo documento. É importante lembrar que o beneficiário não pode esquecer de levar consigo a Carteira Estudantil da Macrorregião I – Maracanaú/Fortaleza. Todos os alunos domiciliados em Maracanaú e regularmente matriculados nos estabelecimentos de ensino público ou privado de nível básico, superior, tecnólogo ou profissionalizante, da Região Metropolitana de Fortaleza, têm direito a essa meia estudantil. O selo terá validade de acordo com o vencimento da carteira e é gratuito. Mais informações: 3521.6503.
O processo de matrículas para o ano letivo de 2009, em Maracanaú, acontecerá em três etapas. A primeira é a atualização do banco de dados das escolas para o Sistema de Gestão Escolar-SIGE, uma ferramenta tecnológica que auxiliará todo o processo de matrícula. Durante toda esta semana, os diretores de cada escola devem transmitir as informações ao sistema, permitindo a projeção do número de vagas que vai estar disponível para a formação das turmas. A segunda etapa, de 5 a 9 de janeiro de 2009, refere-se à matrícula de alunos com necessidades especiais. A última fase inclui a matrícula dos novatos, que será iniciada em 12 de janeiro, obedecendo calendário de cada unidade escolar. A previsão de matrícula está sendo viabilizada a partir do acompanhamento sistemático dos alunos com relação à presença, evasão e desempenho em sala de aula. O ano letivo de 2009 terá início em 16 de fevereiro.

A Prefeitura de Maracanaú promoverá a Semana de Saúde Bucal, no período de 17 a 31 deste mês. A abertura acontecerá na próxima segunda-feira, nos 25 postos de saúde, no período da manhã. Na oportunidade, serão prestados serviços à população por meio de atividades educativas, prevenção de cárie e do câncer de boca. A programação também inclui atividades de escovação nas escolas públicas do Município. Hoje, Maracanaú já oferece atendimento de urgência 24 horas no Centro de Especialidades Odontológicas - Ceo, localizado no Hospital Municipal de Maracanaú- HMMc que, a partir deste sábado, 15, passa a se chamar Hospital Municipal dr. João Elísio de Holanda.
Uma ação integrada de cidadania está aproximando os recicladores de lixo e seus familiares dos serviços oferecidos pelo Cras Antônio Justa. O dia de atendimento comunitário aconteceu sexta-feira, 14, no galpão de reciclagem do Aterro Sanitário do Município. Foram emitidos documentos, como identidade, carteira de trabalho e registro de nascimento. Os recicladores também ganharam uma nova vestimenta de trabalho doada pela Prefeitura em parceria com a indústria Gerdau. A área do Aterro Sanitário tem recebido especial atenção da Prefeitura, pois estima-se que cerca de 60 crianças ainda trabalhem no local, apesar dos constantes esforços em acabar com esse problema. Desde o início da atual gestão, mais de 500 crianças e adolescentes foram retirados do trabalho por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. Uma bolsa-auxílio de R$ 25 por criança é concedida aos pais, desde que mantenham seus filhos nas escolas e em atividades nos Pólos de Convivência do Município.
Maracanaú está entre os finalistas do 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Bolsa-Família. O Município foi um dos selecionados entre quase 700 inscritos. Disputam a premiação dois projetos para o aperfeiçoamento prático do programa de transferência de renda na Cidade. Um deles é a ação conjunta das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde para garantir o cumprimento de manutenção do pagamento dos beneficiários. Os profissionais atuam em três frentes para manter em dia a saúde de crianças e gestantes, o acompanhamento social e garantir a presença de alunos em sala de aula. O resultado prático é que 11 mil famílias são acompanhadas na área da saúde e 19 mil na educação. Houve também a redução em 50% do número de beneficiados que descumpriam as condicionalidades do Bolsa-Família. O segundo projeto selecionado é o de acompanhamento familiar desenvolvido pelo Cras Jereissati. Os projetos vencedores serão conhecidos nos próximos dias 24 e 25 de novembro.
Cerca de 400 jovens e adultos maracanauenses já estão tendo o prazer de ler e escrever em público, graças ao empenho de 60 alfabetizadores. O mérito desses mestres foi reconhecido sexta-feira, 14, no Centro de Treinamento, em Pajuçara, onde aconteceu o evento de encerramento das atividades do Programa Brasil Alfabetizado 2007/2008. O trabalho de alfabetização durou oito meses.A Secretaria de Educação vai dar continuidade ao Programa com abertura de uma nova turma a partir do próximo mês. Desde já, a Prefeitura já está selecionando novos professores para a iniciativa. HISTÓRICO – O Brasil Alfabetização veio se somar às políticas públicas já implementadas para alfabetização dos cidadãos. No início de 2005, Maracanaú possuía cerca de sete mil adultos analfabetos. A atual gestão criou o Programa de Erradicação do Analfabetismo, que atingiu 98% desse público, o que deu a Maracanaú o troféu “Abolição do Analfabetismo”, concedido pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de Maracanaú assegurou financeiramente a presença de dois alunos do Pólo de Convivência do Acaracuzinho no 13º Campeonato Brasileiro de Karatê Inter Estilos. A competição teve início quarta-feira, 12, e prossegue até o dia 16 de novembro, na cidade de Joinville - Santa Catarina. Cícero Holanda, 18 anos, e Derikson Stevie, 17 anos, confirmaram a participação no campeonato nacional depois de sagrarem-se os grandes vencedores do Campeonato de Karatê Inter Estilos, realizado em Fortaleza, no mês passado. O feito foi inédito para Maracanaú. Semanalmente, a oficina de Karatê do Pólo do Acaracuzinho reúne 120 crianças e adolescentes como complemento socioeducativo da jornada escolar.

Maracanaú está caminhando para implantar educação em tempo integral com a extensão da jornada escolar em 17 unidades de ensino. Desde segunda-feira, 10, foi iniciado o Programa Mais Educação, uma parceria da Prefeitura de Maracanaú e Governo Federal. A iniciativa chega para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb em escolas que apresentam baixo rendimento dos estudantes, verificados nos índices de evasão e repetência. Cada uma vai desenvolver até seis atividades pedagógicas, durante seis meses, nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, cultura e artes. Para monitorar as atividades, foram selecionados estudantes universitários ou pessoas com habilidades específicas.

Maracanaú engaja-se na Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica para cães e gatos, no próximo dia 22, de 8 às 17 horas, quando será realizado o dia D de imunização. Um total de 71 postos estará funcionando para vacinar cerca de 40 mil animais. Há cinco anos, Maracanaú não registra caso de raiva humana, doença causada por um vírus, por meio da saliva do animal infectado e transmitida ao ser humano, através da mordida. Os sintomas da doença são insônia, ansiedade, confusão, alucinações, paralisia, salivação excessiva e dificuldade para engolir. Tratamento – A pessoa mordida por um animal raivoso, imediatamente, deve procurar um posto de saúde ou o Hospital Municipal de Maracanaú para iniciar o tratamento, que dura entre três e quatro semanas.
A Feira Vocacional e Formativa Tranpos - Transformações e Possibilidades aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro no Cefet Maracanaú, com exposição de Mercados das Profissões e Serviços, Oficinas, Mostras Científica dos Estagiários e de Empreendedorismo Juvenil. O principal objetivo da feira foi esclarecer dúvidas sobre as profissões e mercado de trabalho, uma reivindicação da própria juventude. Durante a abertura do evento, o prefeito Roberto Pessoa foi homenageado com uma comenda em reconhecimento e gratidão pelo decisivo apoio à viabilidade do Cefet. Quando Deputado Federal, ele conseguiu a liberação de recursos do orçamento da União para a construção dessa unidade em Maracanaú. Aproveitando a oportunidade, Roberto Pessoa anunciou que 40% do orçamento do Município será destinado à Educação, a partir de 2009. “Não adianta termos uma boa estrutura na cidade se nossas crianças não têm estímulo e uma condição melhor de aprendizado; Nelas está o futuro do nosso Município”, ressaltou o Prefeito. Na ocasião, houve também o lançamento do Protocolo de Maracanaú, que tem como meta transformá-lo na cidade mais verde do Brasil. Cerca de 500 mil mudas serão plantadas, conforme o secretário de Meio Ambiente, Marcos Vieira.
A Prefeitura de Maracanaú dá início à construção de uma nova praça no cruzamento das ruas 17 e 10 - Conjunto Industrial. O local será todo urbanizado, criando uma área de convivência de 850 m². Outro bairro beneficiado é o Timbó, que ganha praça entre as ruas 103 e 104. Numa área de 450 m², a população vai ter acesso a tabuleiro de jogos, playground, equipamentos de ginástica, além dos bancos. Durante esta gestão, foram construídas as Praças Dom Helder Câmara - Novo Oriente; Waldemar de Alcântara - Centro; Praça Paulo Calú – Mucunã; total reconstrução da praça Almir Dutra – Centro, além de reforma e revisão da iluminação em todas as praças da cidade. Em 21 anos de gestões passadas, apenas quatro campos de futebol foram iluminados. Durante a gestão Roberto Pessoa, 13 campos receberam iluminação e outras melhorias, gerando mais uma opção de lazer para a comunidade no período noturno. No Jereissati, foram construídas sete alamedas, onde “becos” foram transformados em áreas de lazer. Os espaços ganharam playgrounds, arborização, novos pisos e iluminação, bancos e jardins. A urbanização desses “becos”, que estavam abandonados, tornou os locais mais seguros para a população.




Maracanaú está caminhando para implantar educação em tempo integral com a extensão da jornada escolar em 17 unidades de ensino. A partir da próxima segunda-feira, 10 de novembro, começa o Programa Mais Educação, uma parceria da Prefeitura de Maracanaú e Governo Federal. A iniciativa chega para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb em escolas que apresentam baixo rendimento dos estudantes, verificados nos índices de evasão e repetência. Cada uma vai desenvolver até seis atividades pedagógicas, durante seis meses, nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, cultura e artes. Para monitorar as atividades, foram selecionados estudantes universitários ou pessoas com habilidades específicas.

O processo de escolha do Conselho Tutelar de Maracanaú começa amanhã, 7, com o curso sobre a legislação em vigor, que garante os direitos sociais de crianças e adolescentes. A capacitação será no Fórum da Comarca do Município, ao longo do final de semana. A atividade destina-se aos pré-candidatos do Conselho e é pré-requisito para efetuar a inscrição que os credencia à disputa das cinco vagas titulares e cinco suplentes. As palestras serão ministradas pela professora e mestre em Políticas Públicas da Uece, Rejane Vasconcelos. Elas serão proferidas amanhã, das 17 às 21 horas; no sábado, das 8 às 17 horas; e, no domingo, das 8 às 17 horas. O credenciamento será feito no primeiro dia. Após o curso, será aberto o período para o registro de candidaturas, entre os dias 11 e 13 de novembro. As eleições para o mandato de três anos do Conselho Tutelar serão realizadas no dia 14 de dezembro.
Mais de 1000 inscrições. Este número demonstra a expectativa do público quanto à Feira de Transformações e Possibilidades, a Tranpos. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 deste mês, no Cefet Maracanaú – Avenida I, entrada do Jereissati. Na oportunidade, profissionais das áreas sugeridas pelos jovens que estão indecisos quanto a sua profissão vão ministrar palestras sobre cada carreira, salário, atividades específicas e formação. Esta é uma tentativa de ajudar o estudante do Ensino Médio a identificar-se com uma área de trabalho, uma das decisões mais cruciais para o adolescente atual. Além da exposição vocacional, a Tranpos contará com uma turma de garotos e garotas que se tornaram empreendedores, exibição de projetos e serviços para os jovens da cidade.

Desde segunda-feira, 3, foi aberto os Jogos Interclasses da Escola Carlos Jereissati. O torneio envolve alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nas modalidades masculina e feminina, a competição programa jogos de futsal, voleibol e provas de atletismo de 200 a 2.400 metros. O encerramento acontece amanhã, 7, com a entrega de medalhas para os primeiros colocados.

Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Maracanaú, vão mostrar suas habilidades no desenho para concretizar o sentimento cristão do Natal. Setenta e uma escolas municipais participaram quarta-feira, 5, da gincana cultural “Natal Educar com Arte”, um projeto desenvolvido pela Coelce, com o apoio da Prefeitura de Maracanaú. O dia especial não interrompeu o cronograma de aulas das unidades escolares uma vez que os desenhos foram feitos durante o recreio. Os cincos melhores foram inscritos por cada escola no concurso.Os finalistas vão garantir prêmios não só para os estudantes como também para as escolas. Os três primeiros colocados ganharão uma bolsa de estudos no valor de R$ 70 mil e o primeiro lugar participará do comercial de televisão do Natal da Coelce, com seu desenho divulgado para todo o Estado. Além disso, os autores dos 20 melhores desenhos, incluindo os três primeiros colocados, ganharão um computador com impressora. Já as escolas onde eles estudam receberão um notebook, um projetor de imagens e uma tela de projeção.
Assinar:
Postagens (Atom)